Mestrado em Engenharia Ambiental

Nível: Mestrado Acadêmico
Ano de início: 1989
Conceito atual na CAPES: 5
Ato normativo: Homologado pelo CNE ( Port. MEC 609, de 14/03/2019, DOU 18/03/2019, seç. 1, p. 63)
Parecer 487/2018
Número de créditos para titulação em disciplinas: 24
Número de créditos para titulação pela conclusão da dissertação: 0
Número de créditos para titulação outros: 0
Periodicidade de seleção: Anual

Perfil do profissional a ser formado:

Texto livre para se discorrer sobre o Perfil do Profissional a ser Formado de acordo com o APCN enviado à CAPES e aprimoramentos que houver. Exemplo: O Doutor em ABC deverá ser capaz de gerar hipótese (ou criar), implementar, desenvolver e alcançar os objetivos propostos na hipótese. Também terá a capacidade de implementar propostas, diretrizes e soluções para problemas locais, regionais e nacionais da sociedade. Ele será um formador de ideias -opiniões (docência) e gerador de conhecimentos (pesquisa), tendo a capacidade de transmiti-los para a melhoria das condições sócio econômicas locais, regionais e nacionais. Busca-se, então, a formação de pessoal docente para o ensino superior e de recursos humanos para os setores público e privado, bem como de pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento científico e tecnológico em Ciências Xyz. O egresso deve ser capaz de redigir um plano de trabalho coerente para sua tese de doutorado demonstrando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas cursadas e deve ainda ser capaz de: (i) mostrar que possui senso crítico com relação ao próprio trabalho e de outros; (ii) ter domínio da língua inglesa a fim de viabilizar a publicação de artigos em periódicos e conferências internacionais; (iii) fazer revisão da literatura científica de forma independente; (iv) ter iniciativa e habilidade para comparar os trabalhos encontrados na literatura científica à sua própria abordagem; (v) formular problemas e resultados de forma rigorosa; (vi) colaborar com outros pesquisadores e alunos transmitindo as suas experiências e liderando ou auxiliando quando necessário. - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -00

Público alvo:

Poderão inscrever-se no processo de seleção ao Mestrado os candidatos diplomados em cursos de graduação nas áreas das engenharias ou com graduação em áreas afins às linhas de pesquisa oferecidas pelo PPGEA, conforme estabelecido pelo colegiado do programa.

Excepcionalmente, poderão inscrever-se no processo de seleção de mestrado, de forma condicionada, candidatos que estejam cursando o último semestre de seu curso de graduação, os quais, em caso de aprovação, somente poderão efetivar matrícula como alunos regulares se provarem, no ato da matrícula, terem obtido o seu grau, mediante apresentação do diploma ou certidão de colação de grau.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910