Financiamentos e parcerias

INTERCÂMBIO INSTITUTO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE (IEMA)-UFES-LABSAN: Convênio de intercambio técnico e de recursos humanos, visando a treinamento de pesquisadores e funcionários do Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA), envolvendo também a hospedagem de equipamentos de uso comum para analises de amostras ambientais. Período 2007-2010.

A Pesquisadora Dra. Taciana T. de Almeida Albuquerque é desde 23 de fevereiro de 2011 professora visitante contratada pela UFES e tem participado dos projetos de pesquisa: Níveis de contaminação atmosférica por PM10 e PM2,5 nas regiões urbanas e costeiras; E o Projeto de TCC: Estudo comparativo dos modelos de dispersão atmosférica – CALPUFF e AERMOD – através da análise da qualidade do ar da Região Metropolitana da Grande Vitória.
Suas Principais Atividades Desenvolvidas em 2011 foram:
·Implementação dos modelos de qualidade do ar CMAQ e WRF/Chem no Laboratório de Recursos Atmosféricos do Departamento de Engenharia Ambiental;
·Campanhas experimentais na RGV, visando suprir a carência de informações que atualmente ainda existe, o que dificulta a representação dos poluentes atmosféricos pelos modelos numéricos;
·Testes de sensibilidade com os modelos WRF e CMAQ a fim de melhor representar as características locais.
COOPERAÇÃO LABGEST – SECRETARIAS DE ESTADO (ES) DE AGRICULTURA (SEAG) E DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS (SEAMA): Destaca-se na área de identificação de locais para implantação de sistemas de reservação de água para fins múltiplos, cooperação que vem desenvolvendo junto às Secretarias de Estado (ES) de Agricultura (SEAG) e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA) quanto à concepção e implantação de plano estadual de ampliação da reservação hídrica.
PPGEA/UFES – INSTITUTO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE (IEMA): Os pesquisadores da área de Poluição do Ar em cooperação técnica e financeira com o IEMA firmaram este convênio de cooperação para desenvolver trabalhos pesquisa relacionados ao monitoramento de partículas sedimentáveis na Região da Grande Vitória e no Município de Anchieta, incluindo a quantificação das partículas sedimentadas na RGV, sua caracterização química para identificação das fontes responsáveis e a determinação do incômodo causado pelas partículas.
PPGEA/UFES – INSTITUTO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE (IEMA) – FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESPÍRITO SANTO (FAPES): Implantar Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo, valor global do projeto 12 milhões de reais, coordenação institucional UFES: prof. Neyval Costa Reis Jr., incluindo o Núcleo de Informações sobre Água e Desenvolvimento - NIADES, para a disponibilização de dados e informações visando o fortalecimento institucional espírito-santense para o desenvolvimento científico, tecnológico e regional, no valor aproximado de 2,5 milhões de reais (sob Coordenação do Prof. Edmilson Teixeira). O Laboratório para Analise Físico-Química de Amostras Ambientais - LACAR, no valor aproximado de 2,5 milhões de reais (sob coordenação do prof. Sérvio Tulio Cassini), que inclui a construção de um laboratório completamente equipado para analises físicas, químicas e microbiológicas de amostras ambientais (contando com equipamentos como XRF, TOC, GC-MS e outros). O Núcleo de Análises Ambientais - NAA, no valor aproximado de 2,0 milhões de reais (sob coordenação do prof. Neyval C. Reis Jr.), que inclui a aquisição de equipamentos para monitoramento em campo das características de sistemas marinhos costeiros e da atmosféra (contando com equipamentos como balões de radiossondagem, estações móveis de monitoramento da qualidade do ar, marégrafos, correntógrafos e outros.

O trabalho de conclusão de mestrado da discente Amanda de Barros Amaral, da Área de Saneamento Ambiental foi desenvlvido no projeto "Estudo integrado de conservação de águas e solo, saneamento ambiental e conservação florestal em microbacia experimental na bacia do Rio Doce" da área de Recursos Hídricos, pois a profa. Edumar também atua nesse projeto como pesquisado e o sistema não permite inserir essa informação.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910