Integração com a graduação

O PPGEA-UFES tem uma interação efetiva com alunos de Graduação da UFES das áreas afins, fornecendo-lhes os conhecimentos básicos da metodologia cientifica. A interação é em nível de estágios nos laboratórios do PPGEA, iniciação científica através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFES e de bolsas CNPq, FAPES e FACITEC, orientação de trabalhos de conclusão de curso, projetos finais e/ou monografias. Como resultado dessa interação, temos obtido uma crescente procura por parte dos graduandos de continuar seu aprendizado em pesquisa no curso de mestrado do PPGEA.
Contamos em 2011, com cerca de 15 alunos de Graduação com Bolsa de Iniciação Cientifica (IC) . Este programa tem permitido a inserção e ampliação da força de trabalho dos projetos de pesquisa desenvolvido pelos docentes do PPGEA, e a inserção de profissionais com formação mais completa no mercado de trabalho do ES.
Os resultados obtidos com esta interação são visíveis nos trabalhos de conclusão de cada aluno, bem como na participação em trabalhos completos nos principais congressos nacionais e internacionais da área ambiental. A integração de alunos de graduação com as atividades de pesquisa do PPGEA, e suas cooperações internacionais, tem levado à inserção de egressos da graduação da UFES em Programas de Pós-Graduação no exterior.

Estágio de docência: PPGEA
O estágio docência é uma atividade imposta nas normas de Estágio Docência da CAPES. Esta atividade de estágio docência foi estendida em reunião de Colegiado do PPGEA para todos os alunos bolsistas. Os alunos não-bolsistas também poderão participar do estágio docência se o requererem.
A cada fim de semestre letivo os alunos deverão apresentar o Formulário de Cumprimento do Estágio Docência devidamente preenchido e assinado à secretaria do PPGEA. No formulário deverão ser listadas, além da carga horária semanal), as atividades que irão ser desenvolvidas durante o estagio (Os assuntos que irão ministrar de acordo com o programa da aula, As praticas de laboratório que irão desenvolver segundo o planejamento da disciplina, etc).
Incentivamos a todos os alunos bolsistas e não-bolsistas a entrarem em contato com seus orientadores para realizarem as atividades de estágio docência. Também, e com conhecimento de seu orientador, podem procurar pelos docentes do PPGEA para realizarem o estágio em alguma disciplina de interesse do PPGEA ou do DEA.
Já que é uma atividade que deve ser incluída no relatório do PPGEA à CAPES, a coordenação somente emitirá declaração do estágio docência aos aluno devidamente registrados na Coordenação.
O aluno bolsista do PPGEA só poderá dar entrada nos documentos de defesa se já houver realizado o estágio docência para fazer juz ao título de MESTRE ou DOUTOR.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910