Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da Ufes

  • Realizar pesquisas sobre a recuperação de produtos de águas residuarias e de resíduos sólidos alinhadas com os conceitos NEXUS e economia circular, tendo a água de reuso, o biogás e os nutrientes nitrogênio e fósforo como os principais produtos de interesse. Pesquisas na área de bicombustíveis, com a geração e produção de Biogás a partir de sistemas de tratamento de esgoto e produção de Biodiesel a partir de resíduos oleosos do saneamento. Desenvolvimento de biotecnologias, visando avaliação e monitoramento de impactos ambientais em ambientes aquáticos e terrestres, e de tecnologias para remoção de toxinas, patógenos e contaminantes químicos de águas de abastecimento e residuárias. Determinação e remoção de subprodutos do tratamento de água. Inclui ainda avaliação de processos de bioremediação e resíduos sólidos em ambientes urbanos, áreas contaminadas e provenientes da indústria do Petróleo, e alternativas de utilização e caracterização de lixo urbano.

  • Esta linha de pesquisa se destina ao estudo dos níveis de contaminação atmosférica em ambientes urbanos e seu impacto sobre a população, fauna, flora e bens duráveis.

  • Modelagem matemática e computacional de processos físicos e químicos relativos à poluição do ar na região da baixa troposfera.

  • Estudos de reatores aplicados a processos de tratamento de águas e águas residuárias.

  • Esta linha tem como principais objetivos o estudo de aspectos hidrodinâmicos de dispersão de poluentes e Hidrologia computacional dirigida para a gestão de águas interiores. São estudados também os impactos de uso e ocupação do solo em águas interiores

  • Estudos de modelagem hidrológica, hidráulica e de sedimentos associados aos impactos relacionados a processos naturais e antrópicos em bacias hidrográficas. Modelagem computacional de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

  • Pesquisas relacionadas à racionalização do uso da água em edificações, com desenvolvimento de soluções tecnológicas que permitam a redução do consumo de água e da produção de águas residuárias em edificações urbanas, bem como melhorias da qualidade de água potável. Pretende ainda estudar o impacto da redução de consumo de água potável nas edificações sobre os sistemas coletivos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em áreas urbanas e o aproveitamento de fontes não potáveis de água.

O PPGEA-UFES tem como objetivo principal formar recursos humanos de alto nível e, como resultado de seus trabalhos de pesquisa, desenvolver tecnologias e metodologias de ampla aplicabilidade ambiental.

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Engenharia Ambiental desde 1989 e o curso de Doutorado em Engenharia Ambiental desde 2007 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 5 na última avaliação.

O programa já formou 225 mestres e 49 doutores e conta com 100 alunos regularmente matriculados, sendo 43 no mestrado e 57 no doutorado.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910